
Washington, 14 set 2021 (Lusa) – A dÃvida mundial atingiu os 353% do Produto Interno Bruto (PIB) no final do segundo trimestre deste ano, uma diminuição de nove pontos face a março, divulgou hoje o Instituto de Finanças Internacionais (IIF).
“O rácio mundial de dÃvida face ao PIB caiu pela primeira vez desde o inÃcio da pandemia. À volta dos 353% no segundo trimestre de 2021, o rácio de dÃvida face ao PIB está nove pontos percentuais abaixo do máximo de 362% do primeiro trimestre de 2021”, pode ler-se num relatório hoje divulgado.
Em termos nominais, o IIF aponta que a dÃvida global atingiu um novo recorde no segundo trimestre de 2021, “depois de um ligeiro declÃnio no primeiro trimestre”, somando 4,8 biliões de dólares (cerca de 4 biliões de euros).
“No total, 51 dos 61 paÃses da nossa amostra registaram um declÃnio nos rácios da dÃvida face ao PIB no segundo trimestre. A descida é sobretudo atribuÃvel a um aumento robusto da atividade económica. No entanto, a recuperação não foi forte o suficiente para trazer os rácios da dÃvida abaixo dos nÃveis pré-pandemia, na maioria dos casos”, pode ler-se no documento do instituto sediado em Washington.
No total, a dÃvida mundial analisada divide-se entre as famÃlias (65,5%), as empresas não financeiras (98,6%), a dÃvida pública (104,6%) e o setor financeiro (84,7%).
“O crescimento da dÃvida foi mais substancial na zona euro. Largamente liderada pela Alemanha e França, o valor total em dólares na zona euro aumentou 1,3 biliões de dólares [1,099 biliões de euros] para 56 biliões de dólares [47,3 biliões de euros] no segundo trimestre”, nota o IIF.
No documento é também destacado que “com os preços das casas a aumentar, a dÃvida das famÃlias aumentou 1,5 biliões de dólares [1,2 biliões de euros]”, estando agora perto dos 46,5 biliões de euros.
JE // MSF
Lusa/Fim



