
Frankfurt, 26 jul 2021 (Lusa) – O Banco Central Europeu (BCE) informou hoje que, na semana passada, adquiriu dÃvida para enfrentar os efeitos da pandemia no valor de 22.813 milhões de euros, 3,3% mais que na semana anterior (22.092 milhões de euros).
O BCE comprou até agora tÃtulos da zona euro para enfrentar a crise no valor de mais de 1,252 biliões de euros.
Na reunião de polÃtica monetária que teve lugar na passada quinta-feira, o BCE confirmou que espera que as compras de dÃvida no âmbito programa PEPP (criado de emergência para combater os efeitos económicos da pandemia de covid-19) continuem no terceiro trimestre a um ritmo significativamente mais elevado do que nos primeiros meses deste ano.
A instituição reiterou que vai continuar as aquisições de emergência até ao valor total de 1,85 biliões de dólares “pelo menos até ao final de março de 2022 e, em qualquer caso, até que considere que a fase de crise do coronavÃrus terminou”.
O banco central não deu, para já, qualquer informação sobre uma possÃvel transição das compras de dÃvida do PEPP para um novo programa a partir de março de 2022.
A entidade monetária indicou, na mesma ocasião, que continua comprometida em comprar os tÃtulos de forma flexÃvel para evitar que disparem as taxas de juro da dÃvida soberana de alguns paÃses.
EO // JNM
Lusa/fim



