
Bruxelas, 08 jun 2021 (Lusa) — O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, celebrou hoje a decisão do Mecanismo para os Tribunais Penais Internacionais (MTPI) de confirmar a condenação a prisão perpétua do ex-lÃder militar sérvio-bósnio Ratko Mladic por “atrozes crimes” de guerra e lesa-humanidade.
“Celebro a decisão do MTPI de confirmar a condenação de Ratko Mladic. É correto que seja responsabilizado pelos seus atrozes crimes contra civis, incluindo a morte de milhares de homens e rapazes bósnios em Srebrenica, em 1995”, disse Stoltenberg em comunicado.
O MTPI rejeitou hoje as alegações de Mladic e ratificou a sua condenação a prisão perpétua pelo genocÃdio de Srebrenica, onde morreram 8.000 muçulmanos, quatro crimes de guerra e cinco contra a humanidade.
Stoltenberg recordou que a Aliança Atlântica “ajudou a pôr fim a duas guerras étnicas nos Balcãs ocidentais nos anos 1990”, bem como a “fechar um capÃtulo negro e vergonhoso na história europeia”.
O dirigente da NATO salientou também que a região “continua a ser estrategicamente importante” para a organização e que os paÃses membros continuarão “a contribuir para a estabilidade e segurança nos Balcãs ocidentais, promovendo a paz e a reconciliação”.
O veredito de hoje põe ponto final ao processo legal contra aquele que ficou conhecido como “o carniceiro dos Balcãs”, já que a decisão do MTPI – que substituiu o Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia (TPIJ) após o seu encerramento, em 2017 — não é passÃvel de recurso.
ANC // EL
Lusa/fim



