
Londres, 09 abr 2020 (Lusa) – O duque de Edimburgo, prÃncipe consorte da Rainha Isabel II, morreu hoje aos 99 anos, anunciou o Palácio de Buckingham.Â
“É com profunda tristeza que Sua Majestade, a Rainha, anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o PrÃncipe Filipe, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor”, comunicou através da rede social Twitter.
O prÃncipe, que ia completar 100 anos em 10 de junho, tinha saÃdo recentemente do hospital, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica a problemas cardÃacos, e regressado ao Palácio de Windsor.Â
Conhecido pelo seu sentido de humor particular, Filipe de Mountbatten, nascido com o tÃtulo de prÃncipe da Grécia e da Dinamarca, é o consorte mais antigo da história da monarquia britânica.
Depois de ter servido na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial, casou-se em 20 de novembro de 1947 com a então princesa Elizabeth, filha do rei George VI.
Como consorte mais antigo da Grã-Bretanha, Filipe realizou mais de 22.000 compromissos públicos individuais, mas muitas vezes se descreveu de forma bem-humorada como “o inaugurador de placas mais experiente do mundo”.
Afastou-se das funções púbicas em 2017 e tornou-se cada vez mais raro ver o prÃncipe Filipe em público, exceto quando participou de grandes eventos familiares.
BMÂ // FPA
Lusa/fimÂ
Â



