
Santiago do Chile, 13 dez 2020 (Lusa) — A região de La AraucanÃa, no sul do Chile, um dos epicentros da pandemia de covid-19 no paÃs nas últimas semanas, recebeu mais de 70.000 turistas devido a um eclipse solar completo que acontece na segunda-feira.
Fenómeno astronómico pouco comum, embora visÃvel nos céus chilenos e argentinos pelo segundo ano consecutivo, durante 24 minutos a lua vai passar entre a Terra e o Sol e tapar completamente a estrela durante 120 segundos, um fenómeno descrito pela NASA como uma “coincidência celestial”.
O eclipse despertou a curiosidade de milhares de turistas, que não desistiram de viajar para a região apesar das previsões de chuva para segunda-feira.
As autoridades locais pediram para que os turistas não viajassem para a cidade de Pucón, um dos locais com vista privilegiada para o eclipse, porque um aumento exponencial de contágios pelo novo coronavÃrus, que provoca a doença covid-19, poria em risco a temporada de verão, em janeiro e fevereiro, devido a possÃveis restrições e quarentenas.
Protocolos para evitar aglomerações em praias, parques e colinas, além de controlos sanitários e um plano de rastreio aleatório em espaços públicos, são algumas das medidas do Governo para evitar um contágio em massa.
De acordo com o último relatório epidemiológico do Ministério da Saúde do Chile a região de La AraucanÃa tem 1.032 casos de covid-19.
A Câmara de Turismo de Pucón estima que até segunda-feira entrem no território mais de 120.000 pessoas.
O eclipse é visÃvel de paÃses como Peru, BolÃvia, Uruguai ou Paraguai, de forma parcial, mas será totalmente observado no Chile e na Argentina.
O Chile é conhecido internacionalmente pelo facto de ter das melhores condições para observar o universo, pelo que a maior parte das infraestruturas mais avançadas de observação do espaço está instalada no paÃs.
Â
FP // ANP
Lusa/fim



