
Maputo, 13 jun 2020 (Lusa) – O sul de Moçambique ficou cerca de quatro horas sem energia elétrica na sexta-feira, depois de a Eletricidade de Moçambique (EDM) ter cortado o fornecimento, para impedir que um homem fosse eletrocutado numa torre de alta tensão.
O ministro dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, disse hoje ao canal privado STV que a EDM teve de interromper o fornecimento de energia ao princípio da norte de sexta-feira, porque um homem com aparentes problemas mentais subiu a uma torre de alta tensão no Bairro do Fomento, na cidade da Matola, província de Maputo.
Max Tonela adiantou que a torre faz parte do equipamento elétrico essencial para o fornecimento de energia elétrica às três províncias do sul de Moçambique.
O homem, que aparenta ter menos de 30 anos, acabou por ser retirado da torre pela polícia e bombeiros, o que permitiu o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica ao sul do país.
O homem foi levado algemado para o Hospital Provincial de Maputo, onde está em exames médicos para se apurar o seu estado psiquiátrico.
PMA // HB
Lusa/Fim