Londres, 07 jan 2020 (Lusa) — O filme “Joker”, de Todd Phillips, lidera com 11 nomeações as candidaturas aos prémios de cinema britânicos BAFTA, seguido pelo “O Irlandês”, de Martin Scorsese, e “Era uma vez… em Hollywood “, de Tarantino, foi hoje anunciado.
“O Irlandês” e “Era uma vez… em Hollywood” têm 10 nomeações cada e “1917”, de Sam Mendes, e “Jojo Rabbit”, de Taika Waititi, têm nove e seis, respetivamente, segundo a organização do evento cuja cerimónia vai decorrer o Royal Festival Hall, em Londres, no dia 02 de fevereiro.
Competem ao prémio de Melhor Filme “Joker”, “O Irlandês”, “1917”, “Era uma Vez… em Hollywood” e “Parasita”, cujos realizadores, Phillips, Scorsese, Sam Mendes, Quentin Tarantino e Bong Joon-Ho, respetivamente, também estão nomeados.
Leonardo Dicaprio (“Era uma Vez … em Hollywood”), Adam Driver (“História de um Casamento”), Joaquin Phoenix (“Joker”), Taron Egerton (“Rocketman”) e Jonathan Pryce (“Os Dois Papas”) são candidatos a Melhor Ator.
As atrizes nomeadas são Jessie Buckley por “Wilde Rose”, Saoirse Ronan pelo papel em “Little Women”, Charlize Theron em “Bombshell”, Scarlett Johansson em “História de um Casamento” e Renée Zellweger por “Judy”.
Para melhor atriz secundária estão nomeadas Scarlett Johansson (“Jojo Rabbit”), Laura Dern (“História de um Casamento”), Florence Pugh (“Little Women”) e Margot Robbie, para “Bombshell” e “Era uma vez… em Hollywood”.
Nas categorias de Melhor Filme de Animação estão “Frozen 2”, “Klaus” e “Toy Story 4”, enquanto “Diego Maradona” e “Apollo 11” competem na categoria de Melhor Documentário.
DD // SB
Lusa/Fim