
Beirute, 20 nov 2019 (Lusa) — Pelo menos 23 pessoas, incluindo 16 combatentes estrangeiros, foram mortos em ‘raides’ noturnos israelitas em Damasco e arredores contra posições do regime sÃrio e de forças iranianas aliadas, refere novo balanço hoje divulgado por uma ONG.
De acordo com Rami Abdel Rahmane, diretor do Observatório sÃrio de direitos humanos (OSDH), 21 combatentes, incluindo 16 “não sÃrios”, foram mortos e dois civis sucumbiram aos ferimentos.
Um primeiro balanço do ataque israelita referia-se a 11 combatentes mortos, incluindo sete estrangeiros.
O OSDH precisou que o ataque foi dirigido contra a Força Al-Qods da Guarda Revolucionária iraniana, uma unidade de elite.
O “ataque em grande escala”, hoje confirmado por Israel, contra objetivos militares iranianos e sÃrios foi dirigido contra o aeroporto militar de Mezze, a oeste de Damasco, e outras zonas a sul da capital, precisou a ONG, com sede no Reino Unido, mas que possui uma ampla rede de colaboradores no terreno.
Na terça-feira, o sistema de defesa antimÃssil israelita intercetou quatro ‘rockets’ disparados da SÃria “por elementos iranianos” em direção ao norte de Israel, segundo o exército judaico.
Na manhã de hoje, responsáveis militares israelitas referiram-se a novos ataques, de “grande amplitude”, contra posições do regime sÃrio e das forças iranianas Al-Qods na SÃria, paÃs aliado do Irão, o grande inimigo regional de Israel.
“Atacamos quem nos ataca! Foi o que fizemos esta noite contra alvos militares sÃrios e das forças Al-Qods iranianas na SÃria”, declarou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, atualmente envolvido em intensas negociações para se manter no poder.
Aviões de combate israelitas atingiram “uma dezena de alvos militares” na SÃria, incluindo armazéns e centros de comando militar, ainda segundo o exército.
A agência oficial sÃria Sana referiu que a defesa antiaérea ripostou a um “forte ataque” da aviação israelita e “abateu” diversos mÃsseis israelitas perto de Damasco.
“À 01:20 [23:20 em Lisboa], aviões militares israelitas dispararam diversos mÃsseis perto de Damasco”, indicou a Sana, enquanto a agência libanesa ANI se referiu a “aviões de combate hostis” que “simularam ‘raides’ a baixa altitude perto de Tiro”, no sul do LÃbano.
“A nossa defesa aérea ripostou a este forte ataque, intercetou mÃsseis hostis e destruiu a maioria” desses mÃsseis, acrescentou a Sana ao citar fonte militar, e sem referir vÃtimas.
O exército israelita assegurou que os ataques na SÃria “não provocaram vÃtimas” do lado israelita, e que “todos os pilotos regressaram sãos e salvos”. Acusou ainda o Governo de Damasco de “ser o responsável por estas ações” no seu território.
PCR // FPA
Lusa/Fim



