
Lisboa, 06 out 2019 (Lusa) — As mesas de voto para as eleições legislativas abriram hoje à s 08:00 em Portugal Continental e na Madeira, encerrando à s 19:00.
Nos Açores, as mesas de voto abrem e encerram uma hora depois em relação à hora de Lisboa, devido à diferença horária.
Mais de 10,8 milhões de eleitores recenseados no território nacional e no estrangeiro são hoje chamados às urnas para escolher a constituição da Assembleia da República na próxima legislatura e de onde sairá o novo Governo.
A estas Legislativas concorrem 20 partidos polÃticos e uma coligação, o maior número de sempre, embora apenas 15 se apresentem a todos os cÃrculos eleitorais.
Os portugueses são chamados a eleger 230 deputados, divididos por 22 cÃrculos (18 no Continente, dois nas regiões autónomas e cÃrculos da emigração — Europa e Fora da Europa).
O cÃrculo eleitoral de Lisboa é aquele onde são eleitos mais deputados, 48, seguindo-se o Porto, com 40 deputados.
Em relação à s legislativas de 2015, o número de mandatos de deputado a atribuir nos cÃrculos eleitorais da Guarda e de Viseu diminuiu de quatro para três e de nove para oito, respetivamente, enquanto Lisboa e Porto ganharam um lugar cada.
CMP // ACL
Lusa/fim



