
Praia, 30 ago 2019 (Lusa) – O volume de negócios e o emprego nas empresas do setor dos serviços em Cabo Verde aumentaram no segundo trimestre deste ano, segundos dados publicados hoje pelo Instituto Nacional de EstatÃsticas (INE).
De acordo com os indicadores de atividade do setor dos serviços no paÃs, de abril a junho o volume de negócios registou aumento de 5,2% e o Ãndice de emprego a tempo integral e total subiram 0,9% e 1,6%, respetivamente.
O Ãndice de remunerações brutas também registou aumentos no segundo trimestre do ano, situando-se em 3,5%.
No perÃodo em análise, o INE constatou que as secções de comércio por grosso, reparação de veÃculos automóveis e motociclos e de alojamento e restauração apresentaram contributos mais relevantes para a variação do Ãndice.
Os indicadores de atividade do setor dos serviços é um indicador que tem por finalidade proporcionar dados sobre a evolução a curto prazo em termos nominais, isto é, a preços correntes da atividade das empresas do setor dos serviços mercantis não financeiros.
Para realizar o inquérito, o INE utilizou uma amostra composta por 497 empresas do ramo do comércio, transportes e armazenamento, alojamento e restauração, informação e comunicação, e outros serviços.
Segundo dados do INE, em Cabo Verde existem cerca de 11 mil empresas, das quais cerca de 10 mil estão ativas.
RIPE // PJA
Lusa/Fim



