
Maputo, 17 jul 2019 (Lusa) – As Nações Unidas alertaram hoje para o aumento das ações de “grupos terroristas” e de tráfico de drogas em Moçambique, considerando que o paÃs está vulnerável após a passagem de dois ciclones neste ano.
“Grupos terroristas e do crime organizado estão a aproveitar a situação precária para o comércio ilÃcito ou recrutando moradores desesperados por compensar as suas perdas “, alertou César Guedes, representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) em Moçambique, em comunicado distribuÃdo hoje à imprensa.
De acordo com as Nações Unidas, os “grupos terroristas” aumentaram, desde janeiro de 2019, a intensidade dos ataques, tendo deixado mais de uma dúzia de mortos somente em junho deste ano.
“Em resposta a estes desafios que ameaçam a paz e estabilidade no paÃs e a segurança regional, o diretor executivo do UNODC, Yury Fedotov, recentemente identificou Moçambique como um paÃs prioritário para beneficiar da rápida implementação do UNODC”, refere o documento, que acrescenta que Moçambique está no processo para a criação de uma força conjunta no Aeroporto Internacional de Maputo para combater o tráfico de drogas.
A provÃncia de Cabo Delgado, norte do paÃs, palco de uma intensa atividade de multinacionais petrolÃferas que se preparam para extrair gás natural, tem sido alvo de ataques de homens armados desconhecidos desde outubro de 2017 e que já provocaram mais de 200 mortos.
Além desta situação, o paÃs procura reconstruir infraestruturas destruÃdas pela passagem em março e abril dos ciclones Idai, no centro de Moçambique, e Kenneth, no norte do paÃs, desastres que causaram cerca de 700 vÃtimas mortais.
EYAC/RIZR // JH
Lusa/Fim



