
Washington, 01 nov (Lusa) — A administração norte-americana impôs hoje novas e “pesadas” sanções contra a Venezuela, acusada de fazer parte, com Cuba e a Nicarágua, de uma “troika da tirania” na América Latina.
As sanções contra Cuba e a Nicarágua são igualmente reforçadas, disse John Bolton, conselheiro para a Segurança Nacional do Presidente norte-americano, Donald Trump, num discurso em Miami, onde residem milhares de pessoas que fugiram destes paÃses.
Bolton atacou “o triângulo de terror que vai de Havana a Caracas e a Manágua” e os seus três “tiranos que pensam que são homens fortes e revolucionários”, mas que na verdade são “figuras de circo e [são] desprezÃveis”.
O conselheiro da Casa Branca disse ainda que estes paÃses representam as “forças destrutivas de opressão, socialismo e totalitarismo” e realçou que este trio de nações “encontrou-se finalmente com a administração” norte-americana.
As sanções à Venezuela proÃbem os cidadãos dos Estados Unidos de comercializarem ouro exportado deste paÃs sul-americano.
Já as sanções contra Cuba adicionam novos itens aos que constavam de uma lista negra.
O discurso de Bolton em Miami pode vir a galvanizar os cubano-americanos que defendem nos Estados Unidos uma abordagem polÃtica mais dura em relação a Cuba.
JS // JPS
Lusa/Fim
.



