
Macau, China, 22 jun (Lusa) – O chefe do Governo de Macau, Chui Sai On, anunciou hoje o reforço da cooperação entre o território e Shenzhen, uma das maiores e mais desenvolvidas cidades da China, em áreas como turismo e finanças.
Chui Sai On e a delegação iniciaram na quinta-feira uma visita a nove cidades integradas na Grande BaÃa Guangdong-Hong Kong-Macau, cujo plano de desenvolvimento será lançado em breve, de acordo com um comunicado do Governo macaense.
Em Shenzhen, na provÃncia de Guangdong, Chui Sai On destacou o “aprofundamento da cooperação nas áreas de turismo, cultura, comércio, finanças e serviços”, estabelecida já em 2015.
Na mesma ocasião, o presidente de Shenzhen, Chen Rugui, anunciou que o municÃpio chinês está “prestes a lançar polÃticas de empreendedorismo favoráveis aos jovens e à população de Hong Kong e de Macau”.
Em matéria financeira, Shenzhen tem “um potencial de desenvolvimento e uma base sólida”, pelo que os dois territórios podem “encontrar espaço de cooperação em várias áreas”, nomeadamente no “fundo de inovação tecnológica, banco cooperativo e seguradoras”, considerou.
Por último, o representante máximo de Macau também destacou a cooperação bilateral na área financeira, à qual o Governo “presta maior importância”, devido à criação de um “centro mundial de turismo e lazer” e da “plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a China e os PaÃses de LÃngua Portuguesa”.
FST // VM
Lusa/Fim



