WALL STREET CAI DEVIDO A TENSÃO PROTECIONISTA

LusaNova Iorque, 02 mar (Lusa) – A bolsa de Nova Iorque registava hoje perdas acentuadas no início da sessão, receando uma vaga protecionista, após o presidente norte-americano, Donald Trump, ter anunciado taxas para as importações de aço e alumínio nos Estados Unidos.

Às 15:00 (hora de Lisboa), o índice Dow Jones perdia 1,49% para 24.241,42 pontos e o Nasdaq cedia 1,03% para 7.106,91 pontos.

O índice alargado S&P 500 descia 0,88% para 2.654,24 pontos.

Na quinta-feira, Trump afirmou que irá impor taxas às importações de aço e alumínio, para apoiar os produtores norte-americanos e aumentar o número de postos de trabalho.

O anúncio foi feito na Casa Branca, durante um encontro com executivos de empresas produtoras e transformadoras de aço e alumínio.

Na reunião, Trump apresentou penalizações de 25% nas importações de aço e 10% nas importações de alumínio, taxas que, segundo disse, vão continuar “por um longo período de tempo”.

A bolsa nova-iorquina já encerrou em baixa na quinta-feira, inquieta com as consequências comerciais a nível mundial dessas medidas. O Dow Jones perdeu 1,68% e o Nasdaq 1,27%.

EO (JZFO/EL) // JNM

Lusa/fim