
Jacarta, 15 dez (Lusa) – Um forte sismo de magnitude 6,5 na escala de Richter atingiu hoje Jacarta e outras cidades da ilha de Java, na Indonésia, causando pelo menos um morto, com as autoridades a anunciarem que vários edifÃcios colapsaram.
O sismo causou um aviso de tsunami para várias zonas costeiras de Java, mas o aviso acabou por ser levantando cerca de duas horas depois da ocorrência.
Em pânico, as pessoas saÃram apressadamente dos edifÃcios e, em muitas áreas, a televisão do paÃs mostrou grandes engarrafamentos nas estradas à medida que muitas populares estavam a tentar sair das regiões costeiras.
Um homem de 62 anos é, até ao momento, a única vÃtima mortal confirmada, na zona oeste de Java, mas existem relatos de mais vÃtimas mortais e feridos na região, anunciou o porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.
O responsável afirmou que edifÃcios colapsaram ou sofreram danos em várias cidades de Java.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) divulgou que o abalo atingiu o paÃs antes da meia-noite de hoje, hora local (cerca das 17:00 em Lisboa), a aproximadamente 91 quilómetros de profundidade.
A Indonésia está localizada no chamado “Anel do Fogo do PacÃfico” e tem terramotos e erupções vulcânicas com alguma frequência.
AJO // ARA
Lusa/Fim



