
Lisboa, 08 nov (Lusa) — O antigo campeão mundial de xadrez Garry Kasparov considerou hoje que apesar de a Inteligência Artificial facilitar as vidas aos humanos também cria problemas, defendendo que somos nós que escolhemos o uso que damos aos dispositivos tecnológicos.
“É fácil assustar as pessoas falando nos ‘terminators’ e no ‘matrix’ mas cabe-nos a nós impor os limites à s máquinas”, disse o xadrezista, atual embaixador de Segurança da Avast, multinacional que desenvolve ‘software’ antivÃrus, durante uma conferência sobre “Inteligência Artificial – Ameaça ou Oportunidade?”, na Web Summit.
Há exatamente vinte anos, o antigo campeão de xadrez foi derrotado pelo computador Deep Blue, da IBM, que em 11 de maio de 1997 entrava para a história como a primeira máquina a derrotar um campeão mundial da modalidade, disputa que Kasparov recordou durante a conferência.



