
Porto, 02 nov (Lusa) — Mais de 60 cantinas de escolas da região Norte estão hoje encerradas devido à greve dos trabalhadores da Uniself, que exigem ao Ministério da Educação que faça a empresa cumprir o caderno de encargos, afirmou hoje fonte sindical.
Segundo Francisco Figueiredo, do Sindicato dos Trabalhadores da Industria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte, “há mais de 60 escolas” com a cantina fechada devido à paralisação dos trabalhadores da empresa que ali assegura as refeições, sendo que em alguns dos estabelecimentos de ensino “estão a ser dadas sandes” às crianças, o que “é ilegal” por violar o direito à greve.
“Há trabalhadores que não têm contrato, outros a quem foi reduzida a carga horária e respetivo salário, e há trabalhadores a quem não foi reconhecida a categoria [profissional] (…). A Uniself não está a cumprir o caderno de encargos”, disse Francisco Figueiredo esta manhã, no Porto, em frente às instalações da Direção Regional de Educação do Norte, onde decorreu uma concentração que reuniu mais de 30 trabalhadores da empresa que é responsável pela exploração de cantinas escolares.
