
Lisboa, 29 out (Lusa) — O Partido Comunista Português (PCP) criticou hoje o Governo espanhol, acusando-o de “intolerância, autoritarismo, coação e repressão”, e considerou que a solução para a Catalunha passa pela vontade do povo catalão.
“A questão nacional em Espanha tem de ser considerada com a complexidade que a história e a atual realidade daquele país encerram. A resposta a esta questão, designadamente na Catalunha, deve ser encontrada no quadro do respeito pela vontade dos povos de Espanha e, consequentemente, do povo catalão. São profundamente criticáveis as atitudes do Governo espanhol, na base da intolerância, do autoritarismo, da coação e da repressão”, afirma o PCP, num comunicado.
Para o PCP, é “preocupante, incerta e perigosa uma escalada de factos consumados, que abra espaço ao inaceitável e condenável procedimento que o Governo espanhol protagoniza, e não só face a esta situação, como em aspetos gerais de que é exemplo a ‘Lei da Mordaça’, que ataca liberdades políticas e democráticas fundamentais”.