ASSOCIAÇÃO PARA INVESTIMENTO FLORESTAL CRITICA PROPOSTA “POUCO SÉRIA” DO GOVERNO

LusaLisboa, 23 out (Lusa) — A Associação de Promoção ao Investimento Florestal (Acréscimo) criticou hoje a proposta “pouco séria e nada transparente” de aposta no uso da biomassa florestal para a produção de energia elétrica.

O Governo anunciou no sábado que vai avançar com a implementação de biorrefinarias e continuar com o desenvolvimento de centrais de biomassa por todo o país, de forma a valorizar a recolha de resíduos florestais.

Salientando que esta intenção “ainda não [está] quantificada”, a Acréscimo salienta, em comunicado hoje divulgado, que “a capacidade instalada, quer em centrais a biomassa florestal residual quer em unidades de produção de ‘pellets’ de madeira, há muito que ultrapassa a disponibilidade anual de biomassa florestal residual”.