DEMISSÃO DE PRESIDENTE DA PROTEÇÃO CIVIL FOI A MELHOR SOLUÇÃO E REVELA DIGNIDADE — LIGA

LusaLisboa, 19 out (Lusa) — O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares, disse hoje que a demissão do presidente da Proteção Civil era esperada, foi a melhor solução e revela a “dignidade e o caráter” de Joaquim Leitão.

O presidente Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, entregou na quarta-feira a carta de demissão dirigida ao secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, que, por sua vez, a remeteu para o primeiro-ministro, atendendo à saída, no mesmo dia, da ministra da tutela, Constança Urbano de Sousa, do executivo. A demissão foi aceite por António Costa.

“A situação do senhor presidente da Autoridade já era uma demissão esperada porque a sua posição estava fragilizada desde os problemas de Pedrógão [Grande]. Estaria já pouco mais do que em gestão corrente e a Autoridade já não assumia muito daquilo que importava preparar em termos de futuro. Por isso, esta é uma atitude de dignidade, que define o caráter do senhor coronel Joaquim Leitão”, afirmou hoje à agência Lusa o presidente da LBP.