DEMISSÃO DE RUI ESTEVES É DESFECHO NATURAL PARA QUEM PERDEU CONFIANÇA DO PODER POLÍTICO – LBP

LusaLisboa, 14 set (Lusa) — O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) disse hoje que a demissão do comandante nacional da Proteção Civil foi uma “atitude digna”, mas um desfecho que “não podia ser outro” para quem perdeu a confiança do poder político.

“Recebemos esta notícia com naturalidade, pois o desfecho não podia ser outro, atendendo a que a situação estava a tornar-se absolutamente impossível de se manter. Era uma situação em que o poder político já não tinha confiança no comandante nacional e penso que a situação se prolongou demasiado tempo. A decisão de hoje apresentar a sua demissão foi uma atitude digna que merece o nosso respeito. Pecou um pouco por demorada, mas veio ao de cima a assunção dos valores que devem nortear cada cidadão que seja chamado a funções públicas”, disse à Lusa Jaime Marta Soares, presidente da LBP.

O responsável comentava desta forma o pedido de demissão apresentado hoje pelo comandante operacional nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Rui Esteves, na sequência de dúvidas levantadas acerca da sua licenciatura, e depois de lhe ter sido instaurado um processo disciplinar, ordenado pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, depois de notícias que davam conta da acumulação de cargos públicos.