
Macau, China, 23 ago (Lusa) — O tufão Hato, que fez hoje cinco mortos em Macau, foi o mais forte desde que há registos, ou seja, há meio século, de acordo com os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG).
“Desde que começamos a fazer registo foi a primeira vez que um tufão foi tão forte”, afirmou o diretor dos SMG, Fong Soi Kun, confirmando também que foram batidos recordes em termos das rajadas de vento — que chegaram a ser superiores a 200 quilómetros horários (km/h).
As estatísticas disponíveis no portal dos SMG listam tempestades tropicais desde 1968. Segundo os registos, em 49 anos, o sinal máximo de tufão (10) apenas foi içado quatro vezes, todas no tempo da administração portuguesa, a mais recente às portas da transferência, em 1999.
