
Lisboa, 30 mai (Lusa) – O economista Joseph Stiglitz afirmou hoje que a União Europeia trata os números do défice e da dÃvida “como se tivessem sido dados por Deus”, defendendo que isso é errado e que estas regras “precisam de ser reformadas”.
O prémio Nobel da Economia de 2001, que falava hoje nas Conferências do Estoril, afirmou que as regras europeias “foram desenhadas para restringir o Governo, limitar défices, limitar dÃvidas e limitar a polÃtica monetária”.
Citando os limites de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) para o défice, de 60% do PIB para a dÃvida e de abaixo mas próximo dos 2% para a inflação, Stiglitz questionou “de onde vieram estes números”, concluindo que “não havia base económica”.



