MINISTRO DA ECONOMIA AFIRMA QUE AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO COINCIDIU COM CRESCIMENTO DO EMPREGO E EXPORTAÇÕES

LusaPóvoa de Lanhoso, Braga, 19 mai (Lusa) – O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, sublinhou hoje que Portugal conheceu no último ano um “aumento recorde” do emprego e um crescimento nas exportações, ao mesmo tempo que aumentou o salário mínimo nacional.

“Estivemos um ano inteiro a ouvir que o aumento do salário mínimo levaria a uma quebra da competitividade das exportações e a uma redução do emprego. Tivemos um aumento do salário mínimo e um aumento recorde do emprego, não houve um aumento do emprego tão grande desde o início do século, e estamos a ter um crescimento das exportações como não se verificava há mais de seis anos”, referiu.

Caldeira Cabral reagia assim ao estudo, hoje apresentado, dos economistas Pedro Portugal e Olivier Blanchard, que defende que um aumento do salário mínimo como previsto e prometido pelo Governo português terá “efeitos adversos no emprego”, sobretudo para os trabalhadores pouco qualificados, “a menos que as contribuições sociais sejam reduzidas”.