
Porto, 15 abr (Lusa) — Os Bombeiros Portuenses são a corporação que este ano está a registar mais pedidos de socorro do INEM num conjunto de oito distritos a norte de Portugal, sendo 80% das emergências “doenças súbitas” como enfartes ou acidentes vasculares cerebrais.
Dados do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), avançados hoje à Lusa, indicam que os Bombeiros Voluntários Portuenses, com cerca de 70 elementos e quartel nas imediações do nó de Francos do Porto, estão em primeiro lugar na lista das corporações com mais acionamentos de emergência médica num conjunto de oito distritos do norte e centro de Portugal, com 1.143 registos nos dois primeiros meses deste ano.
Os pedidos de socorro, também denominados de acionamentos do INEM, começam sempre por um pedido de ajuda para o número de emergência 112, uma central de emergência gerida pela polícia. O pedido é reencaminhado para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) da área geográfica que, após triagem clínica e localização geográfica, acionam os quartéis de bombeiros ou as ambulâncias do INEM.