CINEMATECA RESGATA DO ESQUECIMENTO FILMES MUDOS DE RINO LUPO EM DVD

LusaLisboa, 07 abr (Lusa) – Os filmes “Mulheres da Beira” e “Os Lobos”, feitos há quase 100 anos em Portugal pelo realizador italiano Rino Lupo, vão ser editados este mês em DVD, num trabalho de resgate de memória pela Cinemateca Portuguesa.

De acordo com a Cinemateca, a edição em DVD dos dois filmes do cinema mudo português inaugura uma série de edições dedicada à ficção feita em Portugal entre 1896 e 1930 e incluirá obras, por exemplo, de Aurélio Paz dos Reis, pioneiro na sétima arte portuguesa, e de Leitão de Barros.

“Mulheres da Beira” (1922) e “Os Lobos” (1923) “são dois exemplos de filmes feitos em Portugal por realizadores que vieram de fora e acabaram por marcar o panorama cinematográfico do país antes da chegada do sonoro”, afirma a Cinemateca em comunicado.