
Porto, 17 mar (Lusa) — O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, disse hoje que a relação de Portugal com Angola é “muita rica, densa e historicamente consolidada”, sendo necessária geri-la e melhora-la porque, como todas as relações, tem problemas.
“Não conheço nenhuma relação, nem que seja a mais amorosa e mais intima, que não tenha alguma tensão, problemas e diferendos. Temos uma relação muita próxima com Espanha e tivemos um litígio em torno de Almaraz [central nuclear], mas as coisas resolveram-se e estamos a trabalhar em conjunto, temos uma relação muito próxima com os EUA e temos a questão da Base das Lajes [Açores] para resolver, portanto, todas as relações bilaterais têm progressos e dossiês em aberto, logo a relação entre Portugal e Angola não é exceção a isso”, afirmou, no Porto.
O chefe da diplomacia angolana reiterou hoje a necessidade de haver reciprocidade nas relações entre Angola e Portugal, com o tratamento igual às entidades políticas angolanas que é dado aos portugueses.