3ª Idade no Canadá: Idosos nos lares mais propensos a tomar antidepressivos

Foto: Towfiqu barbhuiya/Pexels
Foto: Towfiqu barbhuiya/Pexels

Os idosos nos lares canadianos tomam mais antidepressivos e antipsicóticos do que os que vivem na comunidade. É o que revela uma nova análise do Canadian Institute for Health Information.

Os idosos canadianos que vivem em lares de cuidados continuados tomam três vezes mais antidepressivos do que os que vivem na comunidade. A conclusão é de um novo relatório do Canadian Institute for Health Information.

Pouco mais de 60% dos idosos que vivem em lares consumiram antidepressivos em 2017. Valor que aumentou para 62% em 2019 e para 65% em 2021.

Enquanto isso, o uso de antidepressivos entre os seniores que vivem na comunidade aumentou de 22% em 2019 para 23% em 2021.

Para o Canadian Institute for Health Information, o aumento do consumo de antidepressivos nos lares de cuidados continuados não é surpreendente, tendo em conta os profundos impactos psicológicos da pandemia e do isolamento.

Por outro lado, os residentes dos lares também tomaram oito vezes mais medicamentos antipsicóticos no ano passado do que os idosos da comunidade.

As receitas de antipsicóticos entre os residentes de lares aumentaram de 37% em 2019 para 43% em 2021. Estes medicamentos são usados para tratar esquizofrenia, transtorno bipolar e sintomas comportamentais e psicológicos de demência, incluindo delírios, agressão e agitação.