
Lisboa, 25 abr 2026 (Lusa) — O Presidente da República prometeu hoje dar voz à s ideias da juventude para que o paÃs mude, no fim de uma conversa com 25 jovens, que abordaram temas como a descentralização e o combate à s desigualdades.
António José Seguro falou brevemente no inÃcio e no fim deste encontro sobre “Liberdade, Democracia e Futuro”, nos jardins do Palácio de Belém, em Lisboa, realizado no âmbito das comemorações do 52.º aniversário do 25 de Abril, em que disse querer sobretudo ouvir os jovens.
“Nós precisamos, nestes tempos de escuridão, de ter identidade, de ter valores e de ter princÃpios. E aquilo que eu ouvi por detrás das vossas intervenções e por detrás das vossas propostas são valores, são princÃpios, são ideias, é tolerância, é respeito pelas opiniões dos outros e é, sobretudo, uma ânsia muito grande que o paÃs mude”, comentou, no fim do encontro.Â
O chefe de Estado reafirmou que uma das ambições e prioridades do seu mandato é “fazer uma grande coligação com os jovens portugueses” para fazer mudanças no paÃs, e renovou o apelo que lançou de manhã, na Assembleia da República, para que “mudem a polÃtica, para mudar o paÃs”.
“Entrem dentro da polÃtica, à vossa maneira, com os vossos princÃpios, com os vossos valores, com a vossa generosidade, com a vossa energia, com os vossos sonhos. Nós precisamos de voltar a sonhar”, pediu.
Segundo António José Seguro, é preciso “mudar muito”, para “ter um Estado eficiente e uma economia competitiva”, e fazer de Portugal “também um paÃs ótimo para trabalhar”. Dirigindo-se aos jovens, disse-lhes: “Conto convosco”.
Durante cerca de uma hora e meia, quase todos os 25 jovens presentes fizeram curtas intervenções, um por um, abordando temas como a desconfiança em relação às instituições, a desinformação, a influência das grandes empresas tecnológicas e as desigualdades territoriais e económicas.
Uma jovem com deficiência falou das barreiras que persistem em muitas instalações do ensino superior. Houve crÃticas ao discurso de ódio, mensagens a favor da descentralização e do reforço da mobilidade social, de melhores condições para os jovens se fixarem em Portugal, de maior clareza na comunicação polÃtica e escrutÃnio da atividade do Governo.
No fim, o Presidente da República considerou que as intervenções desmentiram o mito de que os jovens não se interessam pelo futuro do paÃs e aceitou o desafio que um dos jovens lhe fez para se voltarem a reunir, mas antes do próximo 25 de Abril: “Um ano é tarde de mais, tem de ser antes, está bem?”
António José Seguro comentou que tomou notas e lhe apetecia responder ao que ouviu, mas que para já apenas queria dar espaço à s suas ideias, realçando, porém, que “tem que haver consequência”.
“Caso contrário, será sempre uma conversa agradável, mas tem que haver consequência. E, portanto, eu darei voz à s vossas propostas, à s vossas ideias e, sobretudo, à vossa generosidade, que é muito importante nos tempos que correm”, prometeu.
Hoje, nas comemorações do 25 de Abril, entraram no Palácio de Belém 1.893 visitantes, de acordo com a Presidência da República.Â
Durante a tarde, o chefe de Estado assistiu à programação cultural, que incluiu uma atuação musical de Agir e Paulo de Carvalho.
Mais cedo, António José Seguro recebeu em audiência o presidente da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral, Rui Coimbras, para apresentação de um mecanismo de apoio aos atos eleitorais por pessoas com deficiência e incapacidade.
IEL // JMR
Lusa/Fim



