1,4 milhões de canadianos não pagam empréstimos a tempo

Foto: Envato

Há cada vez mais canadianos com dificuldades em pagar os seus créditos. Os dados são da Equifax Canada e referem-se ao primeiro trimestre de 2025.

No total, 1,4 milhões de consumidores atrasaram-se no pagamento de empréstimos da casa, carro ou cartões de crédito. São mais 146 mil do que no mesmo período do ano passado.

O problema atinge sobretudo os mais jovens e quem tem rendimentos mais baixos. Entre os consumidores com menos de 35 anos, os atrasos no crédito automóvel subiram 30% num ano.

A Equifax diz que o stress financeiro está a aumentar, especialmente em Ontário. Há também mais proprietários a tentar reduzir as prestações da casa. Quase um terço mudou de banco para conseguir juros mais baixos.

Há ainda outro dado preocupante. Segundo outro relatório, da Desjardins, os preços das casas subiram 320% em 25 anos, mas o rendimento disponível dos canadianos só cresceu 110%.

A Equifax aconselha quem tem dificuldades a procurar ajuda. Ficar em atraso com os pagamentos pode afetar a pontuação de crédito e dificultar novos empréstimos.

A única boa notícia: o gasto com cartões de crédito está a descer.