PROTEÇÃO CIVIL ALERTA PARA AGRAVAMENTO DO TEMPO NOS AÇORES

LusaPonta Delgada, Açores, 12 fev (Lusa) — A Proteção Civil dos Açores emitiu hoje um alerta devido às previsões de agravamento do tempo, na sequência de uma superfície frontal fria associada a uma depressão que vai começar a afetar o grupo ocidental a partir da tarde.

Num aviso meteorológico emitido pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica que “uma superfície frontal fria associada a uma depressão” deverá provocar também um agravamento do estado do tempo nos grupos central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) e oriental (São Miguel e Santa Maria).

O mau tempo com previsões de chuva, trovoada e vento deverá começar por atingir o grupo ocidental (Flores e Corvo), onde também existem previsões de agitação marítima.

O IPMA emitiu aviso amarelo de precipitação, trovoada e rajada máxima de vento para o arquipélago, que vai vigorar na quarta-feira para os grupos central e oriental.

No grupo ocidental, o mau tempo deverá começar a afetar as ilhas das Flores e Corvo partir do final da tarde de hoje com previsões de chuva e trovoada, estando já em vigor um aviso amarelo referente à agitação marítima.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A Proteção Civil açoriana recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção para estas situações meteorológicas.

APE // MCL

Lusa/fim