Imobiliário no Canadá: Setor preocupa economistas canadianos

Foto: Pexels-OleksandrPidvalny
Foto: Pexels-OleksandrPidvalny

O setor imobiliário do Canadá continua sobrevalorizado. Quem o diz é um perito em economia que acredita na iminência de uma crise mais grave no mercado do país.

Um perito em economia acredita que a possibilidade de uma crise mais grave no mercado imobiliário do Canadá continua a ser uma possibilidade, porque o setor continua “realmente sobrevalorizado”.

Moshe Lander, economista da Concordia University de Montreal, disse na primeira quinzena de janeiro, que anos de taxas de juro recorde atraíram muitos proprietários canadianos ao ponto de se endividarem demasiado e comprarem propriedades “que não podiam pagar”.

O aviso veio pouco depois de o CEO do Scotiabank ter avisado que dezenas de milhares de titulares de hipotecas poderiam estar em risco de incumprimento e o regulador bancário do Canadá considerar novas restrições ao crédito hipotecário.

“Se algumas pessoas ficarem para trás, isso é realmente lamentável”, disse Lander. “Mas é realmente necessário restaurar algum tipo de imagem ao mercado.”

Taxas de juro mais elevadas visam reduzir a procura, desencorajando os canadianos de optarem por empréstimos maiores, tais como hipotecas, disse Lander. Isto já está a refletir-se em alguns dos últimos dados da Associação Imobiliária Canadiana (CREA), disse Doug Porter, economista-chefe do Banco de Montreal (BMO).