
Giessen, Alemanha, 29 nov 2025 (Lusa) – Protestos contra a extrema-direita obrigaram o partido Alternativa para a Alemanha (AfD) a adiar hoje o seu congresso, que tinha como objetivo formar a sua nova ala jovem, avançou a agência France-Presse (AFP).
O congresso foi adiado “por causa dos protestos”, disse o porta-voz do partido, Michael Pfalzgraf, à AFP.
A convenção tinha início marcado para as 10:00 locais (09:00 em Lisboa), em Giessen, perto de Frankfurt, mas os membros da AfD tiveram dificuldades em chegar ao local devido aos bloqueios de ruas por toda a cidade, feitos por opositores do partido, que é anti-imigração e pró-Rússia.
Ao início do dia, mais de 15 mil pessoas protestavam contra a formação do partido, segundo dados da coligação de associações anti-AfD, e “vários milhares”, segundo a polícia, convergiram para Giessen.
Conforme avançou a AFP, alguns lançavam bombas de fumo, outros agitavam bandeiras arco-íris ou faixas com frases de ordem como “luta contra o fascismo”, tudo sob o olhar atento de uma grande presença policial.
Depois de ter ficado em segundo lugar nas eleições parlamentares de fevereiro, a AfD, principal partido da oposição, está a preparar-se para uma série de eleições regionais em 2026, que espera vencer, principalmente nos seus bastiões no leste do país.
No início deste ano, o partido foi forçado a dissolver a sua antiga ala jovem, Alternativa Jovem (Junge Alternative), que foi ameaçada de proibição após ter sido acusada de promover ideias xenófobas e de vários escândalos, desde cânticos racistas à organização de treino paramilitar.
O partido, que tinha antecipado cerca de mil participantes no congresso, pretendia hoje nomear os dirigentes da sua nova organização juvenil, adotar os seus estatutos e escolher um nome e um logótipo.
A Alemanha, marcada pelo seu passado nazi, resistiu durante muito tempo à ascensão eleitoral da extrema-direita, mas a crise migratória de 2015, seguida de ataques islamistas e crimes cometidos por estrangeiros, impulsionou a popularidade da AfD.
MPE // JNM
Lusa/Fim
