
Maputo, 11 nov 2025 (Lusa) — O Ministério da Educação moçambicano prevê reforçar a segurança nas escolas primárias e secundárias durante os exames finais do ano letivo de 2025, receando a sabotagem do processo pelos professores, que exigem o pagamento de horas extras.
“O que lhe posso garantir é que teremos o apoio das Forças de Defesa e Segurança nas escolas tidas como críticas”, disse o porta-voz do Ministério da Educação e Cultura, Silvestre Dava, citado hoje pela comunicação social local.
Dava reconheceu que são apontados atrasos no pagamento de horas extraordinárias de dois meses e 18 dias de 2022, de todo o ano de 2023 e também de todo o ano passado, bem como “melhor enquadramento” na Tabela Salarial Única (TSU) dos professores como razões das reivindicações que a classe apresenta desde finais de 2024, e que concorrem para uma eventual sabotagem aos exames finais deste ano.
Segundo o porta-voz, apesar de existirem alguns grupos de professores tidos como “mais radicais”, que poderão prejudicar o processo dos exames, a decorrerem a partir de 20 de novembro, o Governo conta com outros docentes que continuam a trabalhar, enquanto aguardam o pagamento de horas extras.
“Há uma boa parte de professores que, apesar de estarem à espera dos seus pagamentos, eles nunca abdicaram de irem a salas de aulas, e estes dois grupos poderão, eventualmente, influenciar a todos outros tidos como os mais radicais para poderem também aderirem ao processo dos exames”, acrescentou Silvestre Dava.
O Presidente moçambicano afirmou, em outubro, que as dívidas aos professores, de 2,2 mil milhões de meticais (29,8 milhões de euros) de 2024, estão a ser liquidadas conforme disponibilidade financeira do Estado, assegurando que serão totalmente pagas.
“Não queremos tapar o sol com a peneira, afirmando que o Governo já resolveu todas as preocupações dos professores. Não estaríamos a ser honestos connosco mesmos”, começou por dizer Daniel Chapo, durante a saudação recebida na Presidência por ocasião do Dia do Professor, que se assinala anualmente a 12 de outubro.
VIYS(SYCO) // MLL
Lusa/Fim
