
Lisboa, 09 dez 2025 (Lusa) — Os custos de construção de habitação nova aumentaram 4,5% em outubro face ao mesmo mês do ano passado, com a mão-de-obra a subir 8,3% e os materiais 1,3%, de acordo com dados hoje divulgados pelo INE.
A variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) situou-se, assim, em 4,5%, um abrandamento de 0,1 pontos percentuais face ao verificado no mês anterior.
A subida homóloga dos preços dos materiais subiu 1,3%, mantendo-se face a 1,3% no mês anterior e que compara com 0,0% no mesmo mês do ano passado.
Já o custo da mão-de-obra cresceu 8,3%, face a 8,6% em setembro e 9,6% em outubro do ano passado.
O INE detalha que entre os materiais que mais influenciaram o aumento do preço estão vidros e espelhos (subida de cerca de 25%) e betão pronto, móveis de cozinha e artigos sanitários (subida de cerca de 5%).
Em sentido inverso, verificou-se uma descida de cerca de 5% nos preços com produtos cerâmicos e produtos pré-fabricados de betão.
Numa análise em cadeia, a taxa de variação mensal do ICCHN foi de 0,3% em outubro, inferior em 0,4 pontos percentuais face a setembro, tendo o custo dos materiais descido 0,2% e a mão-de-obra aumentado 0,8%.
JO // JNM
Lusa/Fim
