UM NOVO PLANO ECONÓMICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE BRAMPTON

Foto: Cidade de Brampton
Foto: Cidade de Brampton

Estimular empregos e investimentos locais é o objetivo de um novo plano diretor de desenvolvimento económico aprovado pelo Conselho Municipal de Brampton no mês passado. O relatório esboça uma meta para gerar 140.000 novos empregos nas próximas duas décadas, com ênfase em quatro setores-chave: manufatura avançada, alimentos e bebidas, saúde e ciências da vida, e inovação e tecnologia.

De acordo com Denise McClure, gerente sénior de desenvolvimento económico de Brampton, a cidade começou a trabalhar no projeto há cerca de um ano em parceria com empresas locais. O principal objetivo do plano é acompanhar a rápida taxa de crescimento do município dos últimos anos.

“Brampton está realmente a crescer muito rápido”, informou. “Temos 14.000 novos residentes que entram em Brampton todos os anos (…) queremos garantir que a nossa economia se desenvolve de maneira a acompanhar o crescimento populacional”.

Este aumento no número de residentes, segundo McClure, apresenta o desafio de garantir que haja empregos disponíveis suficientes para aqueles que moram em Brampton. De acordo com as estatísticas da cidade, 60 por cento dos residentes que trabalham deixam Brampton todos os dias para trabalhar. Isso é algo que o município espera mudar com a sua nova iniciativa.

“Queremos ter certeza de que todos (…) têm o seu trabalho aqui na cidade, que estamos a criar uma comunidade completa onde pode colocar os seus filhos na escola aqui (…) que somos culturalmente vibrantes e que pode trabalhar aqui”, esclareceu McClure.

Uma das formas de fazê-lo, segundo a gerente, é através do investimento em tecnologia. O desenvolvimento da indústria de tecnologia de Brampton virá com a construção de um novo campus da Ryerson University e do Centro de Inovação, feito em colaboração com o Sheridan College. Um dos principais focos da instituição, programada para abrir em 2022, será a pesquisa e desenvolvimento em segurança cibernética.

De acordo com McClure, o plano de desenvolvimento económico é o “grande projeto de verão” de Brampton, com o desenvolvimento de uma equipa de talentos já em andamento. A cidade trabalhará com líderes empresariais, educacionais e comunitários para encontrar formas de atrair trabalhadores locais e criar emprego.

“O que a comunidade empresarial nos disse é que quer mudar a forma como Brampton é conhecida, como uma ‘comunidade dormitório”, disse McClure. “Querem identificar-se como líderes globais em inovação, talentos, empregos e investimentos”.

POR: Jennifer Ferreira