TRUDEAU CONDENA PUBLICAÇÃO DE TRUMP SOBRE CONGRESSISTAS

Correio da Manhã Canadá

Justin Trudeau condenou os tweets publicados por Donald Trump a propósito de quatro mulheres congressistas, de diversas origens étnicas. O presidente norte-americano lançou a polémica nos Estados Unidos e em todo o mundo, ao dizer ao grupo de políticas para regressarem aos respetivos países, “corruptos e infestados de crimes”. Justin Trudeau não usou o termo “racismo”, mas afirmou que “no Canadá, não fazemos as coisas assim”.

Os tweets publicados no domingo provocaram uma tempestade política nos Estados Unidos em todo o mundo. Donald Trump convidou quatro mulheres congressistas a voltarem para os seus países de origem, que diz serem “corruptos e infestados de crimes”.

Os “alvos” de Trump fazem parte de um grupo conhecido como o “esquadrão”, que tem sido muito crítico das suas políticas. Das quatro congressistas, apenas uma nasceu fora dos Estados Unidos.

Sucederam-se críticas contra o presidente. A mais alta democrata no Congresso, Nancy Pelosi, acusou Trump de nacionalismo branco. Já Theresa May disse que o discurso do presidente é “completamente inaceitável”.

No Canadá, as críticas de Trudeau surgiram durante a visita do secretário geral da NATO ao país. O primeiro ministro não usou os termos “xenofobia” ou “racismo”, mas argumentou que a diversidade é a maior riqueza dos canadianos.