TRUDEAU ANUNCIA AMANHÃ NOVO GABINETE

Correio da Manhã Canadá

Depois das eleições que o Partido Liberal venceu, embora não tenha obtido maioria dos assentos no Parlamento Canadiano, o Canadá vive agora a expectativa da formação do novo gabinete do Primeiro Ministro Justin Trudeau.

Vários nomes estão a ser avaliados pelos media canadianos ainda que a lista final só seja confirmada nesta quarta-feira. Jornalistas e especialistas políticos pouco arriscam e a única unanimidade nas apostas é a permanência do Ministro das Finanças Bill Morneau. Chrystia Freeland, que cuidou dos assuntos estrangeiros no primeiro mandato, é outro nome forte para continuar ao lado do primeiro ministro canadiano e quem sabe em funções ainda mais estratégicas para o país. Fala-se, inclusive, num possível posto de vice-primeira ministra para Freeland que ganharia a promoção devido ao sucesso em navegar no território hostil das relações estrangeiras.

Nomes indefinidos à parte, Trudeau mais uma vez sinaliza que vai respeitar os seus protocolos de equilíbrio de género 50/50. Trudeau tem ouvido o secretário do Conselho Privado Ian Shugart na avaliação dos possíveis nomes e outra aposta para o novo mandato liberal é a divisão dos ministérios regionalmente para que todas as regiões do país sejam representadas no governo minoritário – uma realidade inédita para o primeiro ministro que governou com maioria no primeiro mandato e precisa agora de um gabinete forte para as negociações políticas que serão indispensáveis a partir de agora.