TORONTO CONTINUA A SOFRER

Correio da Manhã Canadá

A semana passada assinalou-se um mês que a cidade de Toronto faz parte de uma imensa lista das que foram vítimas de um ataque perpetuado por uma carrinha. Uma viatura conduzida por Alex Minassian matou dez pessoas, e feriu dezasseis. Num ataque que teve como intenção atacar o poder das mulheres na sociedade, oito das vítimas eram do sexo feminino.

Este ataque acabou por aproximar uma comunidade, que já de si é bastante chegada. Dois memoriais, um no Olive Square Park e o segundo na Mel Lastman Square, ainda se encontram, intocados. Foram muitos os que na data do aniversário, quarta-feira, dia 23 de maio, se deslocaram para continuar a prestar homenagem a todas as vítimas que pereceram às mãos de Minassian. Milhares de pessoas, continuam a tentar superar este dia fatídico, mas muitas acreditam que nunca vão conseguir seguir em frente.

John Tory já indicou que os memoriais vão continuar na mesma localização pelos menos nas próximas duas semanas. Depois a cidade irá remover os objetos que os compõem e tentar encontrar algo mais duradouro.

Um dia depois, na quinta-feira, dia 24 de maio, nova tragédia, desta vez no coração de Mississauga. Um engenho explosivo, artesanal, explodiu no restaurante indiano Bombay Bhel. Quinze pessoas ficaram feridas, três com gravidade. No momento da explosão estavam a decorrer duas festas de aniversário dentro do restaurante, inclusive a de uma criança. Os suspeitos, dois homens descritos como sendo de pele clara foram vistos a fugir do local do crime. A área comercial perto da Hurontario com a Eglinton, permanece parcialmente encerrada para as investigações policiais. As autoridades também descartaram que tenha sido um ataque terrorista.

As eleições para eleger o novo Premier de Ontário são já no dia 7 de junho, mas já pode votar. Os residentes da província de Ontário podem exercer o seu direito desde sábado 26 de maio. O voto é um direito universal, mas tem de ter nacionalidade canadiana para poder votar.
E com a chegada do mês de junho, chegam também as comemorações do Dia de Portugal, um pouco por todo o mundo. No Canadá, este mês vai ser comemorado como mês de Portugal pela primeira vez em todo o país.