“Socialismo”

Correio da Manhã Canadá

Como o termo “liberal”, socialismo tem vários significados e alguns aplicam-se aqui ao Canadá. Mas o que é exatamente o socialismo e por qual razão o presidente dos Estados Unidos está tão preocupado com este conceito? No que alguns já chamam uma “onda de medo vermelha”, que dividiu a política e a economia dos Estados Unidos no século passado, Donald Trump usou o discurso do Estado da União da semana passada para falar desta mesma divisão.

No entanto, para a maioria dos canadianos, e para a maioria das democracias liberais do mundo, onde se incluem Portugal, que é um estado social, coisas como saúde universal ou moderar os extremos entre ricos e pobres não parecem muito alarmantes. Para a maioria dos canadianos e portugueses, que cresceram com uma economia de setores públicos e privados, este tipo de socialismo não é aterrorizador.

Socialismo é uma ideologia ampla que tem diferentes variantes, mas na sua generalidade é associada com o papel do estado em vez do mercado e um ceticismo sobre a capacidade do mesmo sozinho para prover crescimento e igualdade social a um país. Mas é um termo contextual, ou seja, depende de como é usado. No entanto, e apesar dos receios de Trump, o socialismo já chegou aos Estados Unidos. Todos os países contemporâneos já têm alguma forma de socialismo. Como por exemplo as escolas públicas são socialistas. Pertencem e são operadas pelo estado e não é necessário pagar para entrar nessas escolas. O Partido Democrático com a maioria na Câmara dos Comuns introduziu a palavra no senado americano e acredita-se que veio para ficar.

Longe do socialismo fica o estado islâmico. Duas canadianas que fugiram do território do Daesh renderam às tropas americanas na semana passada. O ministro da Segurança Pública canadiana Ralph Goodale vai fazer do governo federal canadiano em repatriar combatentes. As mulheres acreditavam estar a cumprir a lei islâmica de serem boas esposas e acreditavam que estavam do lado correto da guerra. Entre a escolha de um estado opressor a um estado socialista, venha o socialismo, o liberalismo. Liberdade não devia ser uma preocupação em pleno século XXI.