REMEMBRANCE DAY CELEBRA A LIBERDADE CONQUISTADA PELOS SACRIFÍCIOS DAS NOSSAS TROPAS

Correio da Manhã Canadá

Às 05h45 do dia 11 de novembro de 1918, na localidade francesa de Compiègne, as forças aliadas e a Alemanha acordavam o cessar-fogo para as 11h00 desse mesmo dia. A paz só foi oficialmente declarada no ano seguinte, quando o Tratado de Versalhes foi assinado no dia 28 de junho de 1919. O dia 11 de novembro ficou, porém, marcado como o momento em que a Primeira Guerra Mundial terminou, devolvendo a paz ao mundo.

Ao todo, cerca de 19 milhões de soldados pereceram durante o conflito e outros 20 milhões foram hospitalizados. O Canadá foi crucial nas duas Grandes Guerras, não só pelos sacrifícios humanos mas também pelo apoio decisivo que tiveram no derrube das forças alemãs e no subsequente processo de paz. As liberdades de que hoje usufruímos devemo-las a todos esses homens e mulheres que sacrificaram a própria vida para que pudéssemos viver num mundo de paz e de oportunidade.

A eles devemos os governos democráticos e a absolvição dos regimes ditadores, a diversidade ao invés da opressão, a oportunidade em vez da estagnação do espírito livre e empreendedor, a prosperidade centrada no nosso esforço e não centrada num sistema que nos coloca dependentes dos governos. A eles devemos esta tremenda oportunidade de usufruir de um país acolhedor e que nos encoraja a manter a nossa identidade, de um país cheio de oportunidades para as nossas famílias, de um país em que reina a paz, de um país que adota a diversidade em vez da opressão. O Canadá é a nossa casa e a ele devemos muito daquilo que hoje usufruímos. O dia 11 de novembro, o Remembrance Day, é altura para agradecermos os sacrifícios de outrem para que possamos desfrutar de todas as regalias de que gozamos.