PROVÍNCIA CANCELA TESTE DE LITERACIA ONLINE APÓS FALHA DE SISTEMA

testUm teste de alfabetização online previsto para milhares de estudantes do ensino secundário foi ontem cancelado depois que o sistema registou falhas técnicas em toda a província.

O Education, Quality and Accountability Office (EQAO), que é responsável por supervisionar os testes padronizados na província, descreveu inicialmente o problema como “um problema técnico menor”.

Mais tarde, a agência disse que estava a trabalhar para resolver o problema, mas reconheceu duas horas depois que não seria capaz de resolver o problema.

Por volta das 11:30 horas, o EQAO aconselhou todos os funcionários a interromper o teste.

Estudantes do ensino secundário em todo o Ontário viram-se a olhar para uma página web parada por horas quando o sistema falhou.

As direções escolares da província relataram problemas com o teste online na quinta-feira de manhã e algumas cancelaram o teste antes mesmo da indicação do EQAO.

Cerca de 190.000 estudantes tinham planeado realizar o teste ontem, naquela que seria a primeira vez que a província disponibilizava o teste online.

Porque este é considerado um teste de funcionamento para o sistema, não há lugar a nenhuma penalização para os estudantes que falharam o teste ou não puderam concluí-lo.

Ainda assim, muitos pais e professores expressaram frustração que valioso tempo de aprendizagem tenha sido desperdiçado quando os estudantes viram os ecrãs em branco.

Alguns pais também evidenciaram alguma frustração pelo fato dos seus filhos terem sido mandados para casa após a falha do teste.

O EQAO reconheceu a frustração e pediu desculpas no Twitter.

O teste de literacia no ensino secundário, obrigatório em toda a província, está previsto para março de 2017.

Fonte: CP24/com arquivos da Canadian Press