PROJETO PILOTO NA KING STREET JÁ ARRANCOU

Foto: Wikimedia / Nhl4hamilton
Foto: Wikimedia / Nhl4hamilton

Começou esta semana o ambicioso projeto de um ano que pretende cortar o trânsito na King Street em Toronto para dar prioridade aos Streetcars.
O projeto piloto pretende resolver um problema que tem vindo a garavar-se na King Street West, os engarrafamentos causados por esta ser a rota de streetcar mais usada de Toronto, com cerca 65000 passageiros por dia. Torna-se difícil chegar ao destino devido ao trânsito e há mesmo quem diga que é mais rapido andar a pé do que apanhar os transportes públicos nesta rua.
A cidade arranjou agora uma solução para combater este fenómeno, chama-se King Street Pilot. Lançado dia 12 de novembro, o projeto que durará pelo menos um ano, vai dar prioridade aos transportes públicos desde a Bathurst até a Jarvis., evitando assim o aglomerado de veículos que aí se costuma criar. Os taxis poderão usar a estrada, mas apenas entre as 22h e as 5h da manhã, e serviços como o Uber serão considerados veículos pessoais e terão de respeitar as novas regras.
Mas haverá exceções, como por exemplo, para os serviços de emergência e de entregas, já que a direção dos tranportres públicos percebe o impacto que este projeto terá nas inúmeras empresas e negócios na rua. O trabalho está a ser feito em conjunto com a polícia para garantir uma execucao e cumprimento das regras sem prejudicar o trânsito.