PROFESSORES DE FRANCÊS DO ONTÁRIO RATIFICAM NOVO ACORDO QUE PROLONGA CONTRATOS ATÉ 2019

teachersOs professores de francês do Ontário ratificaram um acordo de dois anos que, na prática, prolonga os seus contratos atuais até 2019.

Eles juntam-se ao (sindicato) Canadian Union of Public Employees na ratificação de acordos centrais que permitem ao governo Liberal evitar negociações contenciosas antes das eleições provinciais do próximo ano.

A Rádio-Canadá noticiou que o acordo dos professores de francês contempla um aumento de quatro por cento durante os dois anos, bem como um pagamento de um montante fixo de 0,5 por cento.

Esses são os mesmos termos de compensação que constam no acordo do CUPE para 55 000 trabalhadores da educação e que foram oferecidos aos professores de inglês católicos e professores do ensino básico.

Os trabalhadores do CUPE ratificaram a sua extensão de contrato de dois anos esta semana e também incluíram um compromisso do governo de investir 115 milhões de dólares, ao longo dos dois anos, em educação especial e contratação de funcionários administrativos, técnicos e de custódia para os escritórios.

A última ronda de negociações com os sindicatos da educação foi contenciosa, com pessoal de apoio e professores do ensino básico a avançar para campanhas de greve de zelo e o governo a ameaçar deduzir os seus salários. Garantir extensões do contrato após a eleição de junho de 2018 garantirá que o governo não tem que lidar com essa ação de trabalho na véspera da votação.

Fonte: Canadian Press