PREMIERS CANADIANOS REÚNEM-SE NOS EUA PARA REFORÇAR ACORDO

Foto: Twitter
Foto: Twitter

Uma delegação de premiers estará em Washington este fim de semana para reforçar os laços comerciais de fronteiras com os Estados Unidos da América. A intenção é proteger os acordos no início de uma nova e incerta era de comércio.

O primeiro ministro de Saskatchewan, Scott Moe, vai representar um grupo de líderes provinciais que inclui o primeiro ministro Doug Ford de Ontário, o primeiro ministro de Alberta Jason Kenney, Francois Legault, de Quebec, e BlaineHiggs, premier de New Brunswick.

A vice-primeira ministra Chrystia Freeland também estará presente na reunião de inverno da Associação Nacional de Governadores, um encontro de três dias com líderes estaduais.

Parte da missão do grupo é agradecer os Estados Unidos da América pelo Acordo EUA-México-Canadá. O novo pacto comercial norte-americano foi assinado pelo presidente DonaldTrump na semana passada e aguarda ratificação na Câmara dos Comuns.

Mas à medida que este acordo desaparece dos dos holofotes aparece uma nova ameaça: BuyAmerican, as medidas protecionistas que exigem o uso exclusivo de matérias-primas americanas em projetos do governo.

Também há relatos de que a Casa Branca está a investigar se deve sair de um contrato de compras de 1,7 trilião de dólares com membros da Organização Mundial do Comércio, incluindo o Canadá.