OFICINA REFORÇA A LÍNGUA PORTUGUESA EM MONTREAL

Montreal – No último dia 6 de maio, foi realizada a primeira Oficina Lúdica Infantil de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira organizada pelo Conselho de Cidadania de Montreal, um corpo de voluntários eleito pela comunidade brasileira residente na região.

A Oficina é direcionada para o público infantil, dos 0 aos 13 anos, e a ideia é expandir até o final da idade escolar. O projeto tem o objetivo de divulgar e incentivar a língua portuguesa e a cultura brasileira como heranças para os filhos de brasileiros residentes no exterior, neste caso, na Região Metropolitana de Montreal.

A língua de herança é o português falado pelos pais. Aprendida pelos brasileirinhos nascidos no exterior do Brasil, possui características e dialetos próprios da comunidade na qual está inserida. O português, língua de herança, difere do português falado no Brasil (e nos demais países lusófonos), justamente por causa das nuances próprias do ambiente em que ele se desenvolve.

É sempre bom relembrar que a língua é um organismo vivo e que, portanto, sofre alterações de acordo com o seu meio. O português de herança, falado nos Estados Unidos, certamente será diferente do português língua de herança usado no Canadá, já que este, é um país multicultural. Segundo a jornalista Márcia Lima Gomes, “É muito comum observar uma tradução literal da língua majoritária no discurso do falante de herança. Por exemplo, ao invés de falar “para que serve isso?”, o falante de herança nos Estados Unidos pode dizer “o que é isso para?” em uma tradução exata de “what is this for”?

Na Oficina do dia 06 de maio, foram recebidas diversas crianças dos 3 aos 9 anos, que participaram na companhia dos pais. Acompanhantes das atividades lúdicas participavam com: Contar histórias, brincadeiras infantis, cantigas de roda e outras canções típicas ou populares. Por razões legais canadenses, os pais ou responsáveis devem permanecer no local durante os 90 minutos das atividades.

As oficinas são gratuitas e vão ser realizadas no primeiro domingo de cada mês, no espaço cedido pelo Clube Polidesportivo– Gracie Barra Montreal Jiu-Jitsu, situado no 3975 Rue Notre-Dame-Ouest em Montreal.