NOVO DIRIGENTE MILITAR DO CANADÁ FALA EM CONFLITO IMINENTE

Foto jornal: USFK Public Affairs
Foto jornal: USFK Public Affairs

O Canadá deve estar preparado para um conflito armado iminente, alerta o novo chefe do pessoal militar do país. Durante a sua tomada de posse, Wayne Eyre garantiu que o isolamento do Canadá nas tensões internacionais “é coisa do passado”, e que a defesa deve ser reforçada para fazer face a um mundo “cada vez mais volátil”.

Serviu como vice-comandante das Nações Unidas na Coreia e agora é o novo chefe do pessoal militar do Canadá. Wayne Eyre, que assim substitui o reformado Chuck Lamarre, fez um discurso temeroso na sua tomada de posse. De acordo o novo dirigente, o Canadá deve mudar a sua mentalidade no que toca às Forças Armadas e estar preparado para um conflito iminente.

Wayne Eyre aponta para um mundo “cada vez mais volátil” e diz tê-lo visto em primeira mão, durante a sua estadia na região Ásia-Pacífico. Muitas nações não têm a paz como valor absoluto, garante, deixando a referência à China nas entrelinhas.

Um discurso de alerta, que apelou ao reforço da Defesa do Canadá. O encontro aconteceu no mesmo dia em que um navio de guerra canadiano atravessou o Estreito de Taiwan, durante um exercício de liberdade de navegação.