MÉDICOS E PACIENTES TÊM VISÕES DIFERENTES ACERCA DA OBESIDADE

Foto: Lisa Schaffer
Foto: Lisa Schaffer

Médicos e pacientes têm visão muito diferentes nas causas e na melhor forma de tratar a obesidade, mas de acordo com um novo relatório da Obesity Canada, estão ambos errados na maioria dos casos.

O grupo de defesa realizou uma pesquisa com 2.545 canadianos, incluindo profissionais de saúde, empregadores e pessoas com obesidade, e fez uma variedade de perguntas sobre a condição que afeta cerca de 28% dos adultos canadianos, de acordo com a Agência de Saúde Pública do Canadá.

Constatou-se que 63% dos profissionais médicos acreditam que uma melhoria geral na dieta é um tratamento eficaz da obesidade, enquanto metade acredita que o exercício também é um tratamento eficaz. Infelizmente, isso não é verdade, de acordo com a Dra. Sue Pedersen, endocrinologista de Calgary e uma das autoras do relatório. “Os profissionais de saúde tendem a dizer: ‘que apenas dieta e exercício é o suficiente, mas na verdade, isso geralmente não é eficaz para a maioria das pessoas”. Outros tratamentos que podem ajudar incluem medicamentos ou, em alguns casos, cirurgia, além de mudar o estilo de vida e abordar os fatores já referidos.