LUZES, CÂMERA… BOOST!

Com os Canadian Screen Awards (CSA) já ao virar da esquina, os candidatos chegam de destinos remotos para celebrar em Toronto este fim de semana. Mas um candidato que não terá que fazer muitos quilómetros é Jahmil French. O nativo de Scarborough foi nomeado para o prêmio de melhor ator secundário no filme Boost (2017).

French interpreta Anthony MacDonald, um jovem de Montreal que, ao lado do seu melhor amigo Hakeem Nour, envolve-se num gangue local de roubos de carros liderado pela máfia. Esta situação resulta em decisões difíceis e consequências terríveis.

Nós entrevistamos French para discutir o seu papel no filme e o que significa esta nomeação para ele.

Conte-nos mais sobre a sua personagem no filme.
“Na verdade, eu tive a oportunidade de nomear o personagem…Eu cresci com um amigo meu que é como um primo para mim, e o seu nome é, na verdade, Anthony ‘A-Mac’ MacDonald. Nós crescemos juntos no mesmo bairro e costumávamos arranjar problemas…depois de ler o script, ele parecia ser a pessoa perfeita para me inspirar para esta personagem… ele é jovem, ele é ambicioso, leal e é definitivamente extrovertido. É um agitador social ou como dizemos em inglês, ‘fire in the mix.’”

O crescimento é um dos principais temas deste filme. Como se aplica aos personagens?
“Estes personagens encontram-se num momento de ruptura das suas vidas onde estão a tentar libertar-se do seu passado, de onde elas estão agora, e a construir um novo futuro, para onde elas irão, então, este é um momento muito crucial na vida destas personagens… As decisões que se tomam no filme formam realmente o desenvolvimento de quem estas personagens se tornarão.”

Qual é a reação que espera na audiência?
“Eu só quero que as pessoas sejam capazes de ver o filme e ter uma resposta natural… se elas tiverem uma resposta natural ao que está acontecendo no ecrã, acho que é o mais importante.”

O que significa esta nomeação para si?
“Como atores, nós lidamos com uma incrível quantidade de ‘nãos’ e rejeição, e a frustração faz parte desta arte… Mas tendo o reconhecimento do prestigioso CSA é uma validação que não poderia vir de mais ninguém.”

Acompanhe a nossa entrevista com Jahmil French esta noite na CMC TV, canal 893 no Bell. Poderá ver os Canadian Screen Awards neste domingo, dia 11 de março às 8 horas na CBC.

Jennifer Ferreira