LIMITE DE SUSTENTABILIDADE

Correio da Manhã Canadá

A Humanidade atingiu esta segunda-feira o limite do uso sustentável de recursos naturais para 2019, a informação foi adiantada pela Global Footprint Network. A pouco mais de meio do ano já consumimos a nossa cota anual e começamos a invadir a “conta poupança” de recursos.

A situação é ainda mais alarmante em Portugal, que já ultrapassou a sua cota em maio. Não bastava a dívida pública, os buracos financeiros e ainda devemos ao Meio Ambiente. A pegada ecológica da pátria Lusa é extensa e deve-se em grande parte à alimentação.

No Canadá a situação é ainda mais catastrófica, em pleno mês de março, mais precisamente a dia 18, o país esgotou os seus recursos para o ano inteiro. Nos restantes três quartos do ano estamos a consumir da “conta poupança” de recursos ambientais a um ritmo exacerbado.

Segundo os especialistas é agora necessário 1,75 planetas Terra para manter o ecossistema do planeta. Já para o Canadá o número ultrapassa os 4 planetas. Esta sobre-exploração reflete-se na desflorestação, erosão do solo, perda de biodiversidade e aumento do carbono na atmosfera, o que provoca as alterações climáticas.

Segundo os ambientalistas todos podemos tomar pequenas ações para diminuir a pegada ecológica no planeta, tornando-o mais sustentável para as futuras gerações. A mudança de um hábito por mês pode causar grande impacto a longo prazo. Entre as recomendações deixadas encontra-se a redução de produtos de origem animal e a transição para transportes públicos elétricos.

Se queremos que os nossos descendentes possam ter uma vida minimamente decente neste planeta é melhor partir das palavras para a ação.